quinta-feira, 21 de abril de 2011

Solidão? Que nada!


Uma canção que tocava no rádio quando eu era adolescente e me fazia pensar era "A matter of feeling" da banda Duran Duran. Apesar de muito usada para momentos de romantismo afetuoso/meloso, de fato fala de outro assunto. As três primeiras linhas dizem:
Como você se sente quando todos te rodeiam?
Como você lida com isso? As aglomerações simplesmente te fazem sentir-se sozinho?
O que você diz quando as pessoas vem e tentam te detonar?
"How does it feel when everyone surrounds you?
How do you deal? Do crowds just make you feel lonely?
What do you say when people come and try to pin you down?"

A tradução de 'pin you down' aqui é um pouco complicada, o sentido da expressão é quando um oponente leva o outro ao chão e o obriga a pedir o fim da luta. Pode significar também quando uma pessoa num debate ou discussão força a outra a dar respostas/explicações claras sobre o assunto em questão. Eu acho que nessa canção seria uma mistura de derrubar a pessoa e o argumento da pessoa, defini-la contra sua vontade, detoná-la. (Viajei muito?) N.E


Realmente em nossa vida passamos por momentos em que mesmo estando rodeados de pessoas acabamos nos sentindo sozinhos. Percebo que isso acontece nas esferas, intelectual, emocional e espiritual. Se é que dá para separá-las.
Imagine que você foi a um museu de arte para ver uma exposição de um pintor que você gosta e justamente no mesmo horário foi também um mal-educado que ao invés de guardar para si mesmo as suas opiniões negativas, devido à tônica do ambiente, fica criticando as obras ali expostas. E para piorar parece que aonde você vai, o mal-educado vai atrás. Esse tipo de impropriedade parece transformar aquele indivíduo numa maioria desagradável. Me faria até me sentir "sozinho" se acontecesse comigo.
E quem disse que dá para a gente fugir dessas situações? Seu vizinho decide (quase todo dia) a colocar bem alto o tipo de música que ele gosta, mas é justamente o tipo que você não gosta. Ou o contrário, você está curtindo aquela música que te faz vibrar quando de repente chega alguém e diz: "Que música esquisita! Não tinha coisa melhor para ouvir?" Que solidão!

Mas há uma coisa toda especial a respeito de Jesus que sobressai no meio dessas situações, ou dessas "pequenas grandes" tempestades. Por causa do caráter de Cristo e sua inabalável atitude solidária, mesmo quando me percebo numa situação onde a atitude intransigente dos outros ou a minha acaba por resultar nesse sentimento de solidão, ainda que a frustração com relação aos outros em momentos sirva apenas como uma constatação de que eu já estava mesmo só, sei que de fato eu nunca estou. Mesmo quando me retraio e penso comigo mesmo, ah! eu já estou sozinho mesmo (que não passa de uma versão reacionária para 'ninguém me entende, pobre de mim!', o Espírito do Senhor me mostra o contrário. Pode o mundo ao redor me abandonar de forma física, intelectual, cultural, ou o que for, Ele continua lá, ao meu lado. Sempre solidário. Quem me separará do amor de Cristo? (Romanos 8.35) O próprio Jesus veio e fez habitação em mim, e nunca mais foi embora. "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14.23b) Eu não estou sozinho. Se alguém não entende o que eu penso, digo, faço ou toco, desligo o CD e sigo cantando.



Música: Speak to me - Audio Adrenaline - Tocar música >

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.