segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Chris Rice - Cartoon Song

SEMANA LÚDICA

E se os desenhos animados louvassem a Deus? Neste clip Chris Rice faz essa divertida pergunta, e ele mesmo responde, veja o verso final da canção:
"Now there's a point to this looney tune
I'm not an animaniac, but there's a lot of praising to do
And cartoons weren't made for that
It's our job. Oh, yeah.
"
"Bem, há um sentido para esta melodia
Eu nao sou um animaniaco, mas há muito louvor a se prestar
e os desenhos animados não foram feitos para isso
É trabalho nosso, Ah, sim."


Assista o clip, leia o resto do artigo e tire suas próprias conclusões...
Se você quiser conhecer a (verdadeira) musica de Chris Rice basta visitar o site oficial do cantor na parte de musica tem muito o que se ouvir (previews).




A canção causou tanta polemica no meio Cristão que Chris deixou de cantá-la ao vivo, a faixa é parte do álbum "Past The Edges". Veja algumas declarações do cantor sobre essa musica:

"As fortes reações a essa parte da música são ainda mais cômicas para mim, porque eu não consigo entender como uma canção boba pode chegar a tal nível de escrutínio. Além disso, na correção da minha "teologia" na canção dos cartoons, as pessoas ignoraram completamente o fato de que toda a música é sobre desenhos sem-alma, nenhum dos quais pode "ser salvo". Uma rã, alguns cães, um alce, tartarugas ... serem "salvos" teologia horrível na minha opinião. Porém, a teologia nunca foi a intenção da música, apenas um olhar engraçado no modo como os cartoons poderiam dizer "Aleluia". "Se eles pudessem..." Lamento que algumas pessoas estão perdendo a diversão! "Eu estava pensando no outro dia, porque eu fui escrever essa canção ?..."
nota:
escrutínio
s. m.
Acto!Ato de abrir a urna numa votação secreta, e de recolher e contar os votos que nela entraram em favor de cada candidato ou lista.


No site do próprio Chris você vai encontrar a seguinte declaração e explicações:
"Não, eu nunca escrevi
uma canção infantil, apenas uma
canção satírica sobre a
tendência cristã moderna
de "cristianizar" tudo.
Eu estava esperando que todos
entedessem a sátira,
mas eles não pegaram a sátira,
e abraçaram a música ao pé da letra."

-Chris Rice

CARTOONS

Nascimento: 1989 - Morte: 2004

Após 15 anos maravilhosos de problemas e risos, a canção amada sobre cartoons foi finalmente sepultada. Bem, na verdade, apenas se aposentou em performances ao vivo.

Fãs estão comemorando nas ruas com danças de jubilo. Mas alguns estão incitando motins suaves e e pequenos conflitos após shows e questionando o amor do compositor por Deus. As estações de rádio continuam a tocá-la, embora às vezes com relutância. Os ouvintes continuam pedindo. Deu na capa da Revista Time: "Finalmente, algo mais divisor que George Bush!"

Como pode uma canção trazer tanta turbulência e elogios? Problemas e risos? Do início ao fim, uma espécie de biografia, ambos, biografia e elogio, uma malha de críticas e elogios que a canção recebeu durante sua história turbulenta, esta é a historia:

DO NASCIMENTO

Eu a "escrevi" cerca de 15 anos atrás, como uma brincadeira. Eu coloquei tudo junto em cerca de 10 minutos e só foi concebida para ser ouvida por algumas pessoas. Era uma sátira para um grupo de jovens do ginasial em uma pequena igreja no Tennessee.

Antes de cantá-la, expliquei a eles, de uma forma alegre, que é estranho como os cristãos tentam fazer versões cristãs de tudo. Então eu disse: "Eu tenho certeza que alguém vai tentar fazer isso com cartoons populares um dia. Vejam o que eu quero dizer... Naquele momento eu lancei a canção dos desenhos animados pela primeira vez.

As crianças riam tanto. O ministro da juventude, Robin, pediu-me para cantá-la para toda a Igreja, eu cantei novamente. Eles riram muito também. Então, na próxima semana, eu cantei para um outro grupo de alunos. Sim, eles riram muito. E antes que eu percebesse, estava cantando "Cartoons" em vários acampamentos.

Cerca de 8 anos mais tarde, depois de ouvir-me cantar a canção para um grupo de estudantes universitários, a minha gravadora insistiu que eu gravasse a canção no meu segundo CD. Eu resisti fortemente, sem nunca ter pretendido que uma canção tão boba se tornasse popular.

DO COMPROMISSO

Eu relutantemente concordei em gravar a canção só se fosse colocada como uma faixa escondida no CD, e não aparecesse na impressão do encarte do CD. Minha esperança era de que iria passar despercebida. Eu era ingênuo.

ENCONTRO COM A OPOSIÇÃO

A canção foi imediatamente recebida com um barulho repentino dos fãs que não concordavam com a música e sua "teologia". Centenas se aproximaram de mim e escreveu-me o motivo de sua oposição à música. Algumas das suas razões foram:

1) "Hallelujah" é uma palavra hebraica que significa "Louvai ao Senhor", assim eu estava abusando nome do Senhor, mudando a frase, e usando-a de forma leviana e tola.

2) Por não deixar Beavis e "aquele outro cara" serem salvos, eu estava passando uma mensagem errada para as pessoas, que Deus só amou certos tipos de pessoas.

3) Eu não deveria me referir a Beavis e "aquele outro cara" em uma música cristã, por "razões óbvias".

4) Eu não deveria fazer referência à smurfs em uma música cristã, porque eles fazem mágica, e são, portanto, demoníacos.

ENCONTRO TAMBÉM COM A POPULARIDADE

Apesar de todas estas objeções à canção dos desenhos animados, muitos outros a abraçaram. As estações de rádio por toda parte começaram a tocá-la, alimentando o amor pela música, e o desprezo por ela também.

Até o dia de hoje, como eu visitei estação após estação, vários DJ's de rádio informam-me que, não-oficialmente, (porque seria constrangedor para as estações se fosse "oficial") "Cartoons" é a canção numero 1 solicitada em todo o país.

Uma estação, para apaziguar alguns dos seus ouvintes, anunciou "nada Cartoons na terça-feira" para que seus ouvintes dessem uma parada com a canção. Eles estavam esperando que os pedidos parassem, pelo menos por um dia!

No início de 2005, mais de 6 anos após a canção ter sido gravada, "Cartoons" de alguma forma ainda estava no top 40 das canções na parada da Billboard cristã!

Eu sou frequentemente abordado por pessoas que dizem: "Ouvi dizer que você é um escritor de canções para crianças."

Não, eu nunca escrevi uma canção infantil, apenas uma canção satírica sobre a tendência cristã moderna de "cristianizar" tudo. Eu estava esperando que todos entendessem a sátira, mas eles não pegaram a sátira, e entenderam a música ao pé da letra.

Eu escrevi o skit para chamar atenção para o disparate da reação típica cristã com relação Beavis e Butthead durante a sua popularidade. Ao chamar Butthead de "o outro cara" eu estava satirizando muitos que foram 'ofendidos' por esse nome. Eu também estava tentando apontar o esnobismo dos que limitam o Cristianismo a apenas um determinado tipo de pessoa. Muitos fãs interpretaram mal a minha sátira deles como se eu estivesse fazendo uma declaração de minhas próprias crenças. Você pode entender porque eu não tenho nenhum desejo de perpetuar a vida desta canção.

Noite após noite, ao cantar essa música nos shows, vi pessoas no local com os braços cruzados sobre o peito, deixando claro que eles não aprovavam a canção. Mesmo ao lado deles, haviam fãs cantando junto com os olhos fechados e as mãos levantadas, como se estivéssemos cantando "Grandioso És Tu". Nem era a minha reação desejada. Ela me deixou perplexo e impressionado... nós, seres humanos somos engraçados!

PEGANDO DE VOLTA O CONTROLE REMOTO

Então, em uma jogada ousada, em Novembro de 2004, depois de ter insinuado durante vários anos para minha plateia ao vivo, o dia da aposentadoria finalmente chegou. Pouco a pouco, os fãs foram descobrindo que eu já não executava a música ao vivo. Eu me deparei com muitos "muito obrigado", assim como muitos (acredite ou não) torcedores, que exigem que eu (e minha banda) continuemos a executá-la.

Após cada show, enquanto eu me sento para dar autógrafos e conversar com as pessoas, ouço um fã explicar de uma forma com "tom muito espiritual" porque a música dos cartoons é tão importante, e apenas alguns segundos depois, outro fã corrige minha teologia e sugere que eu pare de executar a canção. Ambos citam "razões bíblicas". Essa é a natureza do trabalho público. É verdade - você não pode agradar a todos!

Eu quero fazer um excelente trabalho. Eu quero o meu trabalho, meu trabalho real, para alcançar uma vasta gama de pessoas. Esta canção propositadamente não tem excelência - foi concebida como uma brincadeira. Eu nunca quis que fosse popular, ou que fosse levada a sério. Tenho ouvido todos os lados da argumentação a favor e contra a canção dos cartoons - literalmente milhares de vezes - e é uma canção, não é digna de tanta atenção.

Bem, quando você não pode agradar a todos, você só tem que verificar os seus próprios motivos para a pureza, e seguir seu próprio coração, e esperar que as pessoas tentem compreender. Tenho CD's cheios de tantas outras canções que seria muito melhor tocar e falar sobre elas. Músicas que eu realmente gosto! Não posso perder mais tempo com cartoons.

Então, eu coloquei a música para descansar. Você ainda pode ouvir no rádio um pouco, mas não mais em concertos ao vivo.

DESLIGANDO

Eu posso pensar de duas pessoas que serão os mais decepcionados. Então aqui vai uma mensagem pessoal para eles:

Caro Beavis e "Outro cara",

Eu nunca quis que vocês se tornassem uma parte tão grande da minha vida, mas eu estou realmente começando a gostar de vocês. No entanto, eu não estarei cantando mais sobre vocês... e não, eu não vou reconsiderar ... Mas eu espero que vocês se salvem em breve!

Com amor,
Chris

***

 Espero que todos tenha se divertido, fiquem na paz.
Newreason